Évora, uma importante cidade romana chamada Liberalitas Julia, situa-se numa encruzilhada da província imperial da Lusitânia. Na altura das invasões bárbaras, Évora estava sob o domínio visigótico. Ocupa o espaço delimitado pela muralha romana modificada. A cidade foi conquistada pelos muçulmanos (715), que melhoraram as fortificações, e a reconquista cristã (1165) levou à integração de Évora no reino independente de Portugal. Foi o início de um período de desenvolvimento que se prolongou até ao século XVI. Sob o domínio da Casa de Avis (1385-1580), Évora tornou-se a segunda cidade do reino, a seguir a Lisboa. No século XVI, Évora atinge a sua idade de ouro. É também a época das grandes realizações arquitectónicas e do início das grandes expedições marítimas portuguesas. É possível descobrir a Madeira, os Açores e as ilhas de Cabo Verde e muitas outras paragens nas rotas marítimas do mundo. No século XVII, foi construída uma muralha do tipo Vauban. No século XVII, foi construída uma muralha do tipo Vauban. No século XVIII, os jesuítas, cuja influência intelectual e religiosa era importante desde o século XVI, foram expulsos.
A cidade de Évora é o principal centro urbano da região do Alentejo, em termos populacionais e funcionais. A dinâmica social e económica da cidade tem conseguido contrabalançar a tendência do conjunto da região, mantendo um ritmo de crescimento semelhante ao de outras cidades de média dimensão em Portugal.
Nas últimas décadas, uma tendência global tem sido a crescente urbanização da população, com um aumento da transferência de população dos pequenos aglomerados para as grandes metrópoles e cidades médias.
A valorização dos espaços naturais ou valências ambientais definidas, a par da sustentabilidade económica e de uma rede sociocultural local qualificada, têm-se constituído como pressupostos assumidos pela sociedade em geral e pelos órgãos de soberania em particular.
O V Congresso Ibérico de Dehesa e Montado realizar-se-á no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, nos dias 29 e 30 de outubro de 2024.
R. do Cardeal Rei 6, 7000-645 Évora, Portugal
congresodehesamontado@gmail.com
As ligações de autocarro de Lisboa para Évora partem da estação de autocarros “Sete Rios”.
Para se deslocar do aeroporto de Lisboa para a estação de autocarros “Sete Rios” pode utilizar:
Apanhar a linha vermelha até ao final da estação “S. Sebastião”. Sebastião”. Na estação “S. Sebastião” apanhe a linha azul em direção à Reboleira e saia na estação ‘Jardim Zoológico’.
Existem várias linhas de autocarros que param no terminal de chegadas do aeroporto e que vão para “Sete Rios”.
O tempo de viagem dependerá do trânsito, mas, na melhor das hipóteses, demorará cerca de 5 minutos a chegar ao “Oriente” e custará cerca de 10 a 15 euros.
Do aeroporto, apanhar o metro em direção à estação do Oriente (10 minutos). As ligações ferroviárias de Lisboa para Évora partem da Estação do Oriente, com paragens em Entre Campos e Sete Rios.
Para ir do aeroporto de Lisboa para a estação de comboios do Oriente, pode utilizar:
Apanhar a linha vermelha para “S. Sebastião” e saia na paragem ‘Oriente’.
O tempo de viagem dependerá do trânsito, mas, na melhor das hipóteses, demorará cerca de 5 minutos a chegar ao “Oriente” e custará cerca de 8 a 10 euros.
Existem várias opções de aluguer de automóveis no aeroporto de Lisboa. A forma mais rápida de chegar a Évora de carro é apanhar a autoestrada A12 no sentido sul (SUL) (Setúbal), e depois seguir pela A6 em direção a Évora.
A Linha Azul é um circuito circular que serve essencialmente o centro histórico de Évora, através de dois percursos independentes e articulados: ZONA NORTE - Porta Nova ZONA SUL - Hospitais Este serviço é assegurado por mini-autocarros que partem do Terminal Rodoviário com intervalos de 15 minutos.
Funcionam 24 horas por dia e estão disponíveis em praças da cidade, devidamente sinalizadas, ou podem ser contactados por telefone. Rádio Táxi de Évora: +351 266 734 734
Travessa da Milheira, nº 19
www.stayhotels.pt
Avenida Túlio Espanca Évora
www.vilagale.com | evora.reservas@vilagale.com
Travessa da Palmeira, 4/6 Évora www.mardearhotels.com | reservas@mardearhotels.com
Rua da República, 11 (Praça do Giraldo) www.facebook.com/evorainnchiadodesign2/|
evorainn@gmail.com
R. do Raimundo 99
https://hotelmoov.com/hoteis/evora/hotel-moov-evora/
Qta. Tapada Urb. Muralha, R. de Viana 18
https://all.accor.com/hotel/1708/index.pt.shtml?utm_campaign=seo+maps&utm_medium=seo+maps&utm_source=google+Maps
h1708@accor.com
Rua Diana de Lis, 5, Évora
www.vitoriastonehotel.com | info@vitoriastonehotel.com
Rua do Eborim, 18 Évora
www.evora.luxhotels.pt | evora.reservas@luxhotels.pt
Rua Dona Isabel, nº 6 www.casamorgadoesporao.com casamorgadoesporao.reservas@gmail.com
Rua Serpa Pinto, 68 www.facebook.com/oldevorahostel.oldevorahostel
oldevorahostel@gmail.com
Av. Dr. Francisco Barahona 2
https://www.hoteldomfernando.com/
info@hoteldomfernando.com
Largo da Misericórdia 1
https://www.solarmonfalim.com/
info@solarmonfalim.com