9h30 -10h00
É com grande entusiasmo que anunciamos a realização do V Congresso Ibérico da Dehesa e do Montado que terá lugar em Évora nos dias 29 e 30 de outubro de 2024.
Trata-se da quinta edição de um fórum onde estarão reunidos gestores, proprietários, administração pública, academia e outras entidades com ligação ao ecossistema Montado/Dehesa.
O objetivo desta nova edição centra-se na reflexão sobre modelos de negócio e soluções que possam abrir novos caminhos a estes sistemas únicos que estão ameaçados pelas alterações climáticas e pela baixa rentabilidade. Usando este fio condutor, durante o Congresso serão analisadas estratégias para a gestão de Dehesa-Montado num contexto de alterações climáticas bem como os desafios e oportunidades decorrentes dos serviços ecossistémicos e da biodiversidade.
O Congresso incluirá apresentações orais e mesas redondas de debate centradas em três blocos temáticos: “Estratégias para a gestão da Dehesa-Montado num contexto de alterações climáticas”, “A biodiversidade e os serviços ecossistémicos como desafios e oportunidades para a rentabilidade” e “Modelos de negócio para um sistema produtivo em risco”. Com o intuito de estimular e dinamizar a troca de informações entre os diversos participantes, o congresso contará ainda com uma área de exposição para pósteres científicos, uma área de divulgação de projetos inovadores relacionados com a Dehesa-Montado e uma área de demostração de exemplos de modelos de negócio associados ao Montado/Dehesa. Por último, o programa inclui uma visita de campo comentada, a uma exploração de Montado, com discussão do seu modelo de gestão.
Este encontro é organizado pela Universidade de Évora – MED, Innogestiona Ambiental, CICYTEX, Junta de Extremadura, Montado Living Lab e pelo projeto de cooperação transfronteiriço SOS_PRODEHESAMONTADO, contando ainda com o apoio da Universidade da Extremadura, ACTYVA, FEDEHESA, CEBAL e ACOS.
SÓ RESTA:
Em caso de dúvidas, escreva-nos para
congresodehesamontado@gmail.com
9h30 -10h00
10h00 -10h30
Augusto António Vieira Peixe (Pró-Reitor de Apoio às Unidades Científicas e Pedagógicas)
Ricardo Romero (Direção-Geral de Gestão Florestal, Caça e Pesca, Governo Regional da Extremadura)
Germán Puebla (Direção-Geral de Sustentabilidade, Governo Regional da Extremadura)
António Ceia da Silva (CCDR Alentejo)
Fátima Batista (MED - Universidade Évora)
Carmen González (CICYTEX)
10h30 -11h00
Gerry Lawson (European Agroforestry Federation)
11h30 - 13h00
(apresentações de âmbito científico, político e práctico e mesa redonda)
Modera:
Teresa Pinto Correia (Universidade de Évora/MED)
Ponentes:
Oscar Pelayo (Universidad de Aveiro)
Carlos Hernández Díaz (Universidad Politécnica de Madrid)
Claudino Matos (ACOS - Asociación de Agricultores del Sur)
Beatriz Pablos (Ganadería Pablos)
14h30 -16h00
(apresentações de âmbito científico, político e práctico e mesa redonda)
Modera:
Pía Sánchez (FEDEHESA)
Ponentes:
Isabel Ferraz de Oliveira (Universidade de Évora | MED)
Tara Canelo (Universidad de Extremadura)
Francisco Alves (Porcus natura/Orgo)
Germán Puebla (D.G. de Sostenibilidad, Junta de Extremadura)
António Gonçalves Ferreira (UNAC)
16h00 -17h30
9h00 -10h30
(apresentações de âmbito científico, político e práctico e mesa redonda)
Modera:
Maria de Belém Costa Freitas (APDEA/Universidad de Évora/MED)
Ponentes:
Paula Gaspar (Universidad de Extremadura)
Amanda del Río (Fundación Global Nature)
João Madeira (Sociedade Agrícola Vargas Madeira)
Ana Cristina Cardoso (Cork Supply Portugal SA)
11h00 -11h30
14h00 -16h30
A visita de campo à Herdade do Barrocal de Baixo contará com um almoço no local seguido de um momento dedicado à apresentação e discussão do modelo de negócio da Herdade. Adicionalmente, realizar-se-á uma apresentação sobre microbiologia do solo e será feita uma demonstração prática de recolha de amostras de solo – segundo um protocolo MED/DGADR/Observatório do Solo - sob a orientação dos investigadores Isabel Brito (MED, Universidade de Évora) e Oscar Pelayo (CESAM, Universidade de Aveiro).
O montado, que ocupa 30% da superfície da Extremadura e do Alentejo, é um habitat e um sistema de produção fundamentais. Este meio não só gera emprego nas zonas rurais e contribui para a fixação da população, como também presta diversos serviços ecossistémicos e alberga uma rica biodiversidade.
O V Congresso Ibérico de Dehesa e Montado realizar-se-á no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, nos dias 29 e 30 de outubro de 2024.
R. do Cardeal Rei 6, 7000-645 Évora, Portugal
congresodehesamontado@gmail.com